Pular para o conteúdo principal

Saúde Mental e Alimentação







Olá pessoal!
Trabalhei boa parte da minha carreira com saúde mental e esse é um dos meus assuntos prediletos. 
E o número de pessoas acometidas por alguma doença que afete a saúde mental é muito grande.
Aprendi na prática a  importância da alimentação nesses casos. E como a alimentação adequada é um diferencial no tratamento.
Uma alimentação rica em alimentos naturais com boas fontes de alguns nutrientes é fundamental na manutenção da saúde mental.
Muitas substâncias nutricionais estão associadas com a saúde do cérebro, como as vitaminas do complexo B, com destaque para a vitamina B12 e B9 (ácido fólico).
A vitamina B12 aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, além de otimizar o metabolismo energético, criar novas células, aumentar a função imunológica e prevenir demências e o declínio cognitivo.
O ácido fólico, ou vitamina B9, auxilia a produção se serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bom humor e bem-estar.
Os neurotransmissores controlam diversas ações, como humor, apetite, memória, aprendizado, fome, saciedade,sono, sintomas de estresse e depressão, além de controle emocional.
A serotonina baixa está ligada a doenças como depressão, ansiedade e mal de Parkinson.
O ômega 3 é uma gordura boa que envolve a membrana dos neurônios, aumentando a capacidade de aprendizado e memória, trazendo equilíbrio e estabilidade emocional, reduzindo doenças neurodegenerativas como Alzheimer e evitando o desenvolvimento de processos inflamatórios, auxiliando no tratamento da depressão, doença bipolar e depressão pós-parto.
A deficiência de ômega 3 nos adultos pode causar depressão, agressividade, fadiga, humor instável e dificuldade de memória.
A vitamina D precisa de exposição solar para ser ativada e já está comprovado a menor incidência de depressão em quem se expõe ao sol e possui níveis adequados da vitamina.
A  vitamina B9, está envolvida na liberação de neurotransmissores do bem-estar. Então mais vitamina D é sinônimo de melhor humor e capacidade cognitiva.
Vitaminas antioxidantes, como a vitamina A, E e C exercem um papel protetor das células cerebrais, neutralizando os radicais livres, moléculas que, em excesso, são tóxicas, atacando as células sadias.
Os probióticos, bactérias benéficas, melhoram nossa função imunológica e a saúde intestinal, e ajudam a aumentar a absorção de nutrientes, como a vitamina B. Essas bactérias podem influenciar o cérebro e a produção hormonal. Certos probióticos podem reduzir sintomas depressivos, de ansiedade e distúrbios psicológicos.
Qualquer dúvida gente, me escrevam, eu já disse que adoro!
Até a proxima! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minhas famosas panquecas coloridas

Hoje foi dia de fazer as panquecas que a Marina adora. Não só ela, mas eu e o papai também. Como aqui em casa, a maioria das verduras é assim, escondida, tenho que sempre inventar moda. E isso é assunto para outro post. Nessa receita vai beterraba, cenoura, e espinafre. Em uma só receita, estou dando dois legumes, e uma verdura.  Pra quem quiser fazer essa receita, segue:  Para 10 panquecas: 1 beterraba pequena, 1/2 cenoura pequena, e 1/2 xícara de espinafre cru. 2 ovos 1 xícara e 1/2 de leite 1 xícara de farinha Uma pitada de sal.  Bater todos os ingredientes no liquidificador, só as verduras que não. Dividir a massa em 3. E bater cada parte com cada coisa.  Na hora de colocar na frigideira, colocar mais ou menos 1 colher e meia de sopa de cada cor.  Virar o lado. Rechear conforme a preferência e servir.

Quais alimentos tem carboidratos?

Carboidrato é um macronutriente formado essencialmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.  E eles se dividem em:    Carboidratos simples:  Possuem estrutura química molecular de tamanho reduzido (monossacarídeos e dissacarídeos). A digestão e absorção dos carboidratos simples acontece rapidamente levando a um aumento dos níveis de glicose no sangue (glicemia). Exemplos de alimentos que são fontes de carboidratos simples: frutas, mel, xarope de milho, açúcar. Carboidratos complexos:  Possuem estrutura química maior (polissacarídeos). Por ser uma molécula maior são digeridos e absorvidos mais lentamente, ocasionando aumento gradual da glicemia no sangue. Exemplos de alimentos fontes de carboidratos deste grupo: arroz integral, batata doce, massa integral. Para que serve? Quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a ma...

Pão - Fermentação Biológica e Frio

No frio de Curitiba sempre tive dificuldade de fazer pão. Tá certo que existem inúmeros truques caseiros, mas comigo, no frio realmente nada funcionou até então. Por que os tais dos bichinhos não multiplicam no frios, mesmo! Vamos entender um pouco sobre fermento: Fermento biológico Todos os fermentos industrializados que você compra no supermercado são a levedura  Saccharomyces cerevisiae  em diferentes formas: tabletes, em grãos ou um pó. Fermento biológico fresco  é aquela pasta bege de consistência firme que vem em tabletes. Ele é composto somente de leveduras condensadas, não tem nenhum emulsificante, por esse motivo é considerado mais saudável. Por ser um produto fresco, precisa ficar na geladeira e seu tempo de armazenagem é menor (15 dias). Deve ser misturado diretamente na farinha. Fermento biológico seco  é aquele que vem em uma latinha na forma de pó granulado. É obtido através da secagem do fermento biológico fresco. Além das leveduras ...