Olá pessoal!
O assunto de hoje é mais um que eu adoro, é polêmico, e antiguinho.
Quem me conhece sabe que amo. E todas as variedades, tinto, branco e rosé. Só tenho uma restrição, não pode ser brasileiro e muito menos suave! Quem gosta de vinho suave não sabe apreciar. Não sou enóloga, mas sou uma boa apreciadora de vinhos.
Agora vamos a parte que mais interessa, o vinho faz bem á saúde?
O Resveratrol, é pelo menos parcialmente responsável pelos efeitos benéficos do vinho sobre a saúde, pois se mostrou capaz de ativar vários mecanismos cardioprotetores bem como quimioprotetores em animais. O resveratrol é produzido naturalmente pela pele das uvas em resposta à infecção por fungos, incluindo a exposição às leveduras durante a fermentação. Como o vinho branco tem contato limitado com as peles das uvas durante este processo, contém, geralmente, quantidades menores de resveratrol. Outros compostos benéficos encontrados no vinho incluem outros polifenóis, antioxidantes e flavonóides .
Outra substância interessante são os taninos, são responsáveis pela sensação de secura na boca que os vinhos dão. Quanto maior a quantidade de tanino, maior essa sensação. Eu adoro, com bastante tanino.
Fora a parte da harmonização com um a boa refeição, mas isso é assunto para quem sabe outro post.
Até lá.
Comentários
Postar um comentário