Pular para o conteúdo principal

As famosas fibras alimentares



As fibras alimentares são um ótimo alimento para compor a dieta, principalmente por causar saciedade.
O consumo pode ajudar e muito a reduzir o apetite, sem contar nos inúmeros benefícios que ela traz ao organismo.
Por que devemos incluir as fibras na  dieta? 
As fibras alimentares são parte dos carboidratos de origem vegetal, resistentes à digestão e absorção no intestino delgado, ou seja, chegam intactas ao intestino grosso, onde são fermentadas. Assim, proporcionam muitos benefícios.
Existem dois tipos de fibras – solúveis e insolúveis. Elas possuem benefícios e funções semelhantes ao organismo e ambas são essenciais.
Porém devido a uma ser solúvel e a outra não, possuem algumas características particulares e diferentes fontes alimentares.

Fibras solúveis

Fontes mais importantes: Frutas, verduras, aveias, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, etc.)
Funções: Retardo da absorção da glicose, redução no esvaziamento gástrico – aumentando a sensação de saciedade, redução do colesterol sanguíneo e proteção contra algumas doenças, como o câncer.

Fibras insolúveis

Fontes mais importantes: Verduras, farelos de trigo, cereais integrais (arroz, pão, torrada, etc.)
Funções: Estimula o bom funcionamento intestinal, prevenindo a constipação intestinal.
De forma geral, as fibras têm efeitos bastante importante para a saúde, desde a saúde intestinal até o perfil lipídico e gerenciamento de peso.

Preconizações

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de pelo menos 25 g para prevenção de doenças crônicas, ou no mínimo 20 g para diabéticos.
A ingestão diária recomendada é em média 30 g para prevenção de doenças crônicas ou no mínimo 20 gramas.
Gostou? Compartilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinho! Ai como eu adoro!

Olá pessoal!  O assunto de hoje é mais um que eu adoro, é polêmico, e antiguinho. Quem me conhece sabe que amo. E todas as variedades, tinto, branco e rosé. Só tenho uma restrição, não pode ser brasileiro e muito menos suave! Quem gosta de vinho suave não sabe apreciar. Não sou enóloga, mas sou uma boa apreciadora de vinhos. Agora vamos a parte que mais interessa, o vinho faz bem á saúde? O Resveratrol, é   pelo menos parcialmente responsável pelos efeitos benéficos do vinho sobre a saúde, pois se mostrou capaz de ativar vários mecanismos cardioprotetores bem como quimioprotetores em animais. O resveratrol é produzido naturalmente pela pele das uvas em resposta à infecção por fungos , incluindo a exposição às leveduras durante a  f ermentação . Como o vinho branco tem contato limitado com as peles das uvas durante este processo, contém, geralmente, quantidades menores de resveratrol. Outros compostos benéficos encontrados no vinho incluem outro...

Coitadinho do ovo

Olá pessoal! Na última semana, foi divulgado um vídeo de uma senhora manipulando ovos e dizendo que eram de plástico e da China, falando para as pessoas não consumirem. Vídeo este que foi caracterizado como fake rapidinho. Gente, coitado do ovo,  vai de vilão à mocinho o tempo inteiro. Já faz um tempo que a ciência desmascarou que o colesterol do ovo não se reverte em malefício para o organismo, inclusive ele é protetor do coração. e ainda o consumo do ovo aumenta o colesterol bom (HDL) que é bom para as artérias. O ovo além de tudo, dá saciedade e super indicado para dietas de manutenção de peso adequado, e também emagrecimento. Isso depende também de cada indivíduo. As  proteínas  estão principalmente na clara do ovo e são ótimos substratos para a musculatura. O principal nome desse grupo é a albumina. E a gema coitada, n em pense em descartar. Ela é um importante reservatório de colina. Lá no cérebro, essa vitamina tem a nobre t...

Ômega 3, 6 e 9

Não é de hoje que se fala da importância desse nutriente na vida das pessoas. Dada a importância para melhora do sistema imune, diminuição do colesterol e triglicerídeos e aumento da capacidade de aprendizagem e memória. Os ômega 3 e 6 são tipos de gorduras boas, presentes em peixes como salmão, sardinha ou atum e frutos secos como nozes, amêndoas ou castanha de caju. Os ômega 9, não são essenciais porque são produzidos pelo corpo, mas é a boa relação entre esse três tipos de gordura que garante que o organismo se mantenha saudável, prevenindo doenças como câncer, Alzheimer ou depressão. Para manutenção dos níveis adequados de ômegas 3, 6 e 9 e os seus benefícios para a saúde, a suplementação pode ser uma boa opção, especialmente para quem não come peixe pelo menos duas vezes por semana ou no caso de vegetarianos. E isso quem avalia e prescreve somos nós nutricionistas, ou um médico. Eu avalio o consumo alimentar (ômega proveniente de alimen...